Imprimir

Nossa história remonta aos longínquos dias do ano de 1954, Médiuns dedicados com a doutrina do Amor e direcionados pela codificação de Kardec, iniciaram atendimento mediúnico, primeiramente na casa da nossa querida Flora , lugar que com o passar do tempo , tornou-se  pequeno porque a equipe de trabalhadores e frequentadores só crescia.

Com muito afinco e dedicação tomaram a decisão de buscar um espaço mais adequado para a continuidade dos trabalhos.

Conseguiram um espaço na rua Coronel Domingos Ferreira , 235, atual Sede de Nossa Entidade.

No porão da então residência dos nossos saudosos Luiz Cimino e  Neide Catarina Consentini Cimino , onde hoje esta instalada a  nossa biblioteca, foram moldando o nosso alicerce, na qual é sustentada nossa querida Casa Espírita.

No inicio, o pagamento do aluguel  era dividido por todos os membros da diretoria que era composta pelos seguintes membros.

Abnegados trabalhadores do Seara Espírita na Pátria do Evangelho de Jesus Cristo.

Nossa Diretora Honoraria Diomar Cimino Oberle, junto com a diretoria , foram plantando nossas raízes , onde hoje colhemos frutos maravilhosos, junto com tantos irmãos que por aqui passaram e foram atendidos com o Amor e o Respeito, que sempre foi a nossa  maior Marca.

E tanto é que consta do nosso Estatuto em seus artigos.

artigo 2º  - Tem por finalidade exclusivamente o seguinte.

A) Propagar a doutrina Espírita, segundo a codificação de  Kardec, obras subsequentes e divulgar os ensinamentos de Jesus Cristo, segundo o espiritismo

B) Promover o Estudo da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto ( Religioso, Cientifico e Filosófico ) e doutrinas correlatas.

artigo 3º - A Sociedade Espírita Beneficente Joana D'Arc, constará de  número ilimitado de membros, sem distinção de Sexo, Nacionalidade, Cor , Raça , Posição Social , Crença e Limite de Idade.

 1º de Setembro de 1971.

Neste dia, às 20 horas foi realizada a Assembleia Geral de Constituição da Sociedade Espírita Beneficente Joana D'Arc.

Nosso Presidente nesta Assembleia foi o nosso saudoso irmão de fé Orlando Carmino Oberle e secretariado pela sra  Ana Maria Tavares.

Antonio Cassola Dias, explanou sobre a necessidade de registrar a Sociedade para poder ajudar ainda mais pessoas nos trabalhos executados pela Casa até então. No decorrer  daquela Assembleia o presidente , informou que já se achava na mesa, um projeto sobre o Estatuto, e a denominação da sociedade seria: Sociedade Espírita Beneficente Joana D'Arc. Explicando o por que do nome, nosso irmão Antonio Cassola assim explanou.

" A proposta do nome decorre do fato de tal nome ser uma Grande Batalhadora pela Justiça, Paz , Amor e a Compreensão; que será o principal lema da Nossa Sociedade".

Justiça , Paz , Amor e Compreensão , são os pilares  balizadores  até hoje , para podermos auxiliar nossos irmãos  infortunados material e espiritualmente.

8 de Setembro de 1977

Neste dia foi lavrada a escritura de compra da Nossa Sede, de um lado como vendedores o Sr. Luiz Cimino e a Sra. Neide Catarina Consentini Cimino e os representantes da Sociedade Espírita Beneficente Joana D' Arc, nossa querida Fundadora Diomar Cimino Oberle.

Concretizado um dos grandes sonhos, o da Sede própria, Diomar Oberle , continuou sua Missão de dirigir, orientar e exemplificar os desígnios de Deus e  Jesus Cristo com a diretriz de Kardec. 

Em suas orientações dona Diomar, sempre pregava a união e a convivência harmoniosa dos médiuns e frequentadores do centro, com o respeito e a austeridade impar, dirigiu nossa casa até 1989.

No raiar de um novo ano, seu ciclo de trabalho na vida terrena encerou-se. 

Em 16 de Janeiro de 1989, Diomar Cimino Oberle, Fundadora e Presidente Honorária de Nossa Sociedade retorna a morada Eterna. Com muito pesar , mas com a responsabilidade de continuar o trabalho abnegado, os membros se reuniram e convocaram uma nova diretoria para dar continuidade as atividades do centro.

Em 11 de Julho de 1989,  foi eleito Orlando Carmino Oberle  como Presidente, Thereza Coelho Dal Colina Vice-Presidente. 

 O Cargo de presidente da instituição é vitalicio , sendo assim a diretoria é eleita a cada ano. Com a direção do Orlando, o centro buscou sempre manter a União e a Paz , lema de toda a sua trajetória , de homem Justo e moderador, fazendo de sua Presidência um agregador de ideias e atitudes dignas de um Presidente com a responsabilidade de manter o Centro na direção certa.

Mas como todos tem a sua história, em um dia de abril de 1993 , foi chamado ao retorno a Pátria Maior, 30 de abril , foi um dia muito triste, pois deixou-nos um irmão que representava a dignidade e a honra. Mas a Fé em uma vida posterior a esta existência, novamente estávamos sem nosso presidente. Como sempre após o baque da separação repentina, nova assembleia foi convocada e por aclamação unanime foi conduzida ao cargo de presidente Thereza Coelho Del Colina.

Nestes 29 anos de administração de Thereza Coelho , muito foi feito e há muito a se fazer. Com o apoio de nossos mentores Espirituais e balizados por nosso estatuto  estamos buscando trabalhar com o mesmo carinho e amor desde o primeiro dia ao remoto ano de 1954 quando iniciou a nossa história.

Lembrando de um passado não tão distante, onde nossos irmãos fizeram a fundação da nossa Casa, deixando um presente com a nossa edificação e buscando um futuro de  Justiça , Paz ,  Amor e Compreensão na Terra de Santa Cruz , escolhida pelo Mestre Jesus para ser a Pátria do Evangelho.

Se o passado foi prospero de realizações, nosso presente também o é, realizamos muito , e com Fé em nossos Mentores espirituais e com as Graças de Deus, buscamos o nosso futuro. Plantando hoje que certo colheremos amanhã.