Nossa história remonta aos longínquos dias do ano de 1954, Médiuns dedicados com a doutrina do Amor e direcionados pela codificação de Kardec, iniciaram atendimento mediúnico, primeiramente na casa da nossa querida Flora , lugar que com o passar do tempo , tornou-se pequeno porque a equipe de trabalhadores e frequentadores só crescia.
Com muito afinco e dedicação tomaram a decisão de buscar um espaço mais adequado para a continuidade dos trabalhos.
Conseguiram um espaço na rua Coronel Domingos Ferreira , 235, atual Sede de Nossa Entidade.
No porão da então residência dos nossos saudosos Luiz Cimino e Neide Catarina Consentini Cimino , onde hoje esta instalada a nossa biblioteca, foram moldando o nosso alicerce, na qual é sustentada nossa querida Casa Espírita.
No inicio, o pagamento do aluguel era dividido por todos os membros da diretoria que era composta pelos seguintes membros.
-
Ana Maria Tavares ;
-
Angela Maria Rossi ;
-
Antonio Cassola Dias ;
-
Antonio Escudero benitez ;
-
Diomar Cimino OBerle ;
-
Flavio França ;
-
Francisca Surano Rossi ;
-
Fução Yoshida ;
-
Haka Kogan Hans Faiguenboin ;
-
João Oberle ;
-
Marcia Aparecida de Souza ;
-
Maria Zacharias Pencin ;
-
Manoela Ros Scudeiro ;
-
Miguel Pinto Figueiredo Filho ;
-
Neide Dolores Rossi ;
-
Orlando Carmino Oberle e
-
Sara Faiguenboin .
Abnegados trabalhadores do Seara Espírita na Pátria do Evangelho de Jesus Cristo.
Nossa Diretora Honoraria Diomar Cimino Oberle, junto com a diretoria , foram plantando nossas raízes , onde hoje colhemos frutos maravilhosos, junto com tantos irmãos que por aqui passaram e foram atendidos com o Amor e o Respeito, que sempre foi a nossa maior Marca.
E tanto é que consta do nosso Estatuto em seus artigos.
artigo 2º - Tem por finalidade exclusivamente o seguinte.
A) Propagar a doutrina Espírita, segundo a codificação de Kardec, obras subsequentes e divulgar os ensinamentos de Jesus Cristo, segundo o espiritismo
B) Promover o Estudo da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto ( Religioso, Cientifico e Filosófico ) e doutrinas correlatas.
artigo 3º - A Sociedade Espírita Beneficente Joana D'Arc, constará de número ilimitado de membros, sem distinção de Sexo, Nacionalidade, Cor , Raça , Posição Social , Crença e Limite de Idade.
1º de Setembro de 1971.
Neste dia, às 20 horas foi realizada a Assembleia Geral de Constituição da Sociedade Espírita Beneficente Joana D'Arc.
Nosso Presidente nesta Assembleia foi o nosso saudoso irmão de fé Orlando Carmino Oberle e secretariado pela sra Ana Maria Tavares.
Antonio Cassola Dias, explanou sobre a necessidade de registrar a Sociedade para poder ajudar ainda mais pessoas nos trabalhos executados pela Casa até então. No decorrer daquela Assembleia o presidente , informou que já se achava na mesa, um projeto sobre o Estatuto, e a denominação da sociedade seria: Sociedade Espírita Beneficente Joana D'Arc. Explicando o por que do nome, nosso irmão Antonio Cassola assim explanou.
" A proposta do nome decorre do fato de tal nome ser uma Grande Batalhadora pela Justiça, Paz , Amor e a Compreensão; que será o principal lema da Nossa Sociedade".
Justiça , Paz , Amor e Compreensão , são os pilares balizadores até hoje , para podermos auxiliar nossos irmãos infortunados material e espiritualmente.
8 de Setembro de 1977
Neste dia foi lavrada a escritura de compra da Nossa Sede, de um lado como vendedores o Sr. Luiz Cimino e a Sra. Neide Catarina Consentini Cimino e os representantes da Sociedade Espírita Beneficente Joana D' Arc, nossa querida Fundadora Diomar Cimino Oberle.
Concretizado um dos grandes sonhos, o da Sede própria, Diomar Oberle , continuou sua Missão de dirigir, orientar e exemplificar os desígnios de Deus e Jesus Cristo com a diretriz de Kardec.
Em suas orientações dona Diomar, sempre pregava a união e a convivência harmoniosa dos médiuns e frequentadores do centro, com o respeito e a austeridade impar, dirigiu nossa casa até 1989.
No raiar de um novo ano, seu ciclo de trabalho na vida terrena encerou-se.
Em 16 de Janeiro de 1989, Diomar Cimino Oberle, Fundadora e Presidente Honorária de Nossa Sociedade retorna a morada Eterna. Com muito pesar , mas com a responsabilidade de continuar o trabalho abnegado, os membros se reuniram e convocaram uma nova diretoria para dar continuidade as atividades do centro.
Em 11 de Julho de 1989, foi eleito Orlando Carmino Oberle como Presidente, Thereza Coelho Dal Colina Vice-Presidente.
O Cargo de presidente da instituição é vitalicio , sendo assim a diretoria é eleita a cada ano. Com a direção do Orlando, o centro buscou sempre manter a União e a Paz , lema de toda a sua trajetória , de homem Justo e moderador, fazendo de sua Presidência um agregador de ideias e atitudes dignas de um Presidente com a responsabilidade de manter o Centro na direção certa.
Mas como todos tem a sua história, em um dia de abril de 1993 , foi chamado ao retorno a Pátria Maior, 30 de abril , foi um dia muito triste, pois deixou-nos um irmão que representava a dignidade e a honra. Mas a Fé em uma vida posterior a esta existência, novamente estávamos sem nosso presidente. Como sempre após o baque da separação repentina, nova assembleia foi convocada e por aclamação unanime foi conduzida ao cargo de presidente Thereza Coelho Del Colina.
Nestes 29 anos de administração de Thereza Coelho , muito foi feito e há muito a se fazer. Com o apoio de nossos mentores Espirituais e balizados por nosso estatuto estamos buscando trabalhar com o mesmo carinho e amor desde o primeiro dia ao remoto ano de 1954 quando iniciou a nossa história.
Lembrando de um passado não tão distante, onde nossos irmãos fizeram a fundação da nossa Casa, deixando um presente com a nossa edificação e buscando um futuro de Justiça , Paz , Amor e Compreensão na Terra de Santa Cruz , escolhida pelo Mestre Jesus para ser a Pátria do Evangelho.
Se o passado foi prospero de realizações, nosso presente também o é, realizamos muito , e com Fé em nossos Mentores espirituais e com as Graças de Deus, buscamos o nosso futuro. Plantando hoje que certo colheremos amanhã.